quinta-feira, 2 de junho de 2011

PROFISSIONAL DE MARKETING, QUEM É ELE ATRÁS DAS CÂMERAS E NOS BASTIDORES?

Onde o profissional de marketing pode trabalhar? Essas são questões que diversas pessoas que têm interesse na área têm feito, pois não encontram com esta denominação a oportunidade nas organizações, portanto, cabe a nós profissionais de marketing utilizarmos nossas ferramentas de comunicação para apresentarmos onde e quais são as funções e cargos que podemos ocupar. É só pensar em uma organização que não possui este profissional para saber da sua importância, dado que todas as áreas necessitam desse perfil de profissional. Estamos na lida e à frente do planejamento, da operacionalização, da comunicação dos produtos e serviços e, é claro, de toda a organização.

Pensemos em um hospital. Um escritório de advocacia? A bolsa de valores? Vejam como pode parecer inusitado o profissional de marketing nessas áreas, mas é impossível pensarmos nelas sem esse profissional. O planejamento das ações é sempre feito em conjunto com os demais setores, como por exemplo a logística, que é imprescindível em um hospital – ok, para isso temos o P da praça, não é mesmo? Sim. E nessa condição, nosso profissional de marketing tem plenas condições de acompanhar e auxiliar nas ações, justamente para que o cliente tenha suas necessidades atendidas.

E por falar em atendimento das necessidades, o benefício que o produto nos traz é o assunto, saber o que o nosso cliente deseja ou necessita é o nosso desafio. Akio Morita, o fundador da Sony, dizia que o cliente não sabia o que queria, porém, eles, da Sony, sabiam sem pestanejar. Ele tinha razão. O cliente quer benefício e as organizações é que devem desenvolver produtos ou serviços que atendam ao cliente. Portanto, esta também é a nossa função.

Qual produto é objeto de desejo? Qual o preço certo? Qual o local mais conveniente? E como saber que o produto existe? Conhecer o cliente é a nossa tarefa básica. É o saber dos nossos profissionais de marketing que fazem das organizações, empresas de sucesso, produtos desejados e necessidades atendidas.

Por realizar os desejos e planejar o que é bonito e funcional, atender a nossa necessidade de forma simples, rápida e eficiente, comunicar de forma alegre, criativa − que, por muitas vezes nos emociona.

FONTE: http://www.portaldapropaganda.com/marketing/2011/05/0003

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.