• Esteja preparado no offline
Se você está planejando desenvolver uma forte ação online esteja com sua equipe preparada para atender a grande demanda que estará por vir, prepare suas lojas, call center, a produção etc.
• Geo-targeting
Se você trabalha com seu negócio na internet nacionalmente ou internacionalmente, cuidado com promoções focadas em determinadas regiões, o Google Adwords possibilita segmentar sua atuação. Caso você segmente poderá não atingir um potencial consumidor de outro Estado que esteja interessado em comprar Online.
• Cuidado com o Geo-targeting, mas atue regionalmente
Entenda o que os seus consumidores regionais querem, com a internet você pode trabalhar produtos e serviços de acordo com cada região, o que um consumidor do Rio de Janeiro compra não é a mesma coisa que um consumidor de São Paulo.
• A verba de marketing para a Internet não pode ser o ‘resto’
Algumas empresas disponibilizam verba para atuação na Internet como ‘sobrou isso, vamos usar na Internet’. A verba a ser utilizada no online deve ser pensada estrategicamente, da mesma forma que é pensada para o offline.
• Entenda seu cliente!
Para vender o produto certo é preciso compreender o comportamento dos seus clientes, quem são e como agem. Entender isso permite criar uma operação perfeita de alto nível, estude o comportamento dos seus clientes em seu site, utilize ferramentas de métricas e pesquisas para buscar informações.
• Cliente informado = cliente feliz = cliente comprando
Alguns clientes preferem se dirigir a lojas, pois lá poderão questionar o vendedor sobre o produto e seu funcionamento, ou acabam comprando em outro site, pois lá são estimulados devido a informações sobre o produto. Utilize de vídeos, fotos, descrições detalhadas, reviews e da própria contribuição do consumidor.
• Personalização
A Apple faz um trabalho muito interessante que permite o consumidor gravar uma mensagem em alguns produtos e sem custo. Isso só pode ser feito pelo site. A Nike vende tênis totalmente personalizados online, explore a personalização dos produtos para a venda online, será um atrativo para seus consumidores.
• CRM – Comunicação direta e eficaz
Utilize do seu CRM para enviar a mensagem certa ao seu cliente, muitos empresas apenas disparam e-mails sem qualificar sua base e sem identificar quem é quem. Porque enviar artigos de bebê para um cliente que só compra jogos para Playstation? Passe a maior parte do tempo tentando alcançar os mais prováveis compradores, ao invés de todo o mercado.
• A mensagem precisa ser igual
Da mesma forma que a comunicação precisa ser alinhada, a sua mensagem precisa estar alinhada tanto no offline quanto no online.
• Brifando corretamente seus fornecedores
Muitas empresas utilizam mais de uma agência para elaboração de materiais promocionais, campanhas, anúncios e atuação nas redes sociais. Torna-se extremamente importante que tais fornecedores sejam brifados corretamente para que a comunicação seja semelhante.
• Promova diferentes call to action
Sua comunicação, tanto online como a tradicional, deverá conter diversos call to action para converter o máximo de consumidores possíveis. Isso inclui telefone, website, redes sociais, endereço físico para ações offline e botões chamativos, botões de suas redes sociais, formulário para contato entre outros para suas ações online.
• O que eu devo publicar?
Tudo que economiza tempo, da informação aos seus clientes e gera valor. Entenda o que o seu cliente quer saber e entregue com qualidade.
• Onde eu devo colocar meu conteúdo?
Resposta simples: Onde seus clientes estão. Não pense que seus clientes devem estar aonde você está, esteja aonde eles estão. A mesma coisa quando se procura por um ponto comercial, localização é fundamental. No online não é diferente, pesquise em quais redes sociais eles estão e quais sites visitam normalmente.
• Use e re-utilize seu conteúdo
Use o seu conteúdo em diversos canais: Twitter, Facebook, Blog, Newsletter, PDFs, Press Release entre outros.
• Você é pequeno?
Se você é uma pequena empresa poderá ser mais rápido e ágil do que as grandes empresas, aproveite isso. Talvez as pessoas não falem de você, mas podem falar sobre seu produto ou serviço ou então sobre a região que você atua, sendo assim, você precisa se preocupar com estes pontos e começar a criar relacionamento com seus futuros clientes.
• 3 regras do Marketing
Conquistar, manter e fidelizar clientes. No online é a mesma coisa, uma vez que você conquistou um novo seguidor, faça de tudo para mantê-lo e fideliza-lo.
• Like, like, like
Encoraje pessoas a darem ‘Like’ em seus posts no Facebook, com isso você terá mais chances de aparecer para pessoas que ainda não te conhecem. Crie promoções e sorteios para isso.
Para finalizar, não poderia deixar de usar uma frase de Dale Carnegie muito pertinente. “Podemos fazer mais amigos em dois meses tornando-nos mais interessados por outras pessoas, do que em dois anos, tentando que elas se interessem por nós”. Ou seja, mostre interesse em seus consumidores e eles irão se interessar por você.
Se você está planejando desenvolver uma forte ação online esteja com sua equipe preparada para atender a grande demanda que estará por vir, prepare suas lojas, call center, a produção etc.
• Geo-targeting
Se você trabalha com seu negócio na internet nacionalmente ou internacionalmente, cuidado com promoções focadas em determinadas regiões, o Google Adwords possibilita segmentar sua atuação. Caso você segmente poderá não atingir um potencial consumidor de outro Estado que esteja interessado em comprar Online.
• Cuidado com o Geo-targeting, mas atue regionalmente
Entenda o que os seus consumidores regionais querem, com a internet você pode trabalhar produtos e serviços de acordo com cada região, o que um consumidor do Rio de Janeiro compra não é a mesma coisa que um consumidor de São Paulo.
• A verba de marketing para a Internet não pode ser o ‘resto’
Algumas empresas disponibilizam verba para atuação na Internet como ‘sobrou isso, vamos usar na Internet’. A verba a ser utilizada no online deve ser pensada estrategicamente, da mesma forma que é pensada para o offline.
• Entenda seu cliente!
Para vender o produto certo é preciso compreender o comportamento dos seus clientes, quem são e como agem. Entender isso permite criar uma operação perfeita de alto nível, estude o comportamento dos seus clientes em seu site, utilize ferramentas de métricas e pesquisas para buscar informações.
• Cliente informado = cliente feliz = cliente comprando
Alguns clientes preferem se dirigir a lojas, pois lá poderão questionar o vendedor sobre o produto e seu funcionamento, ou acabam comprando em outro site, pois lá são estimulados devido a informações sobre o produto. Utilize de vídeos, fotos, descrições detalhadas, reviews e da própria contribuição do consumidor.
• Personalização
A Apple faz um trabalho muito interessante que permite o consumidor gravar uma mensagem em alguns produtos e sem custo. Isso só pode ser feito pelo site. A Nike vende tênis totalmente personalizados online, explore a personalização dos produtos para a venda online, será um atrativo para seus consumidores.
• CRM – Comunicação direta e eficaz
Utilize do seu CRM para enviar a mensagem certa ao seu cliente, muitos empresas apenas disparam e-mails sem qualificar sua base e sem identificar quem é quem. Porque enviar artigos de bebê para um cliente que só compra jogos para Playstation? Passe a maior parte do tempo tentando alcançar os mais prováveis compradores, ao invés de todo o mercado.
• A mensagem precisa ser igual
Da mesma forma que a comunicação precisa ser alinhada, a sua mensagem precisa estar alinhada tanto no offline quanto no online.
• Brifando corretamente seus fornecedores
Muitas empresas utilizam mais de uma agência para elaboração de materiais promocionais, campanhas, anúncios e atuação nas redes sociais. Torna-se extremamente importante que tais fornecedores sejam brifados corretamente para que a comunicação seja semelhante.
• Promova diferentes call to action
Sua comunicação, tanto online como a tradicional, deverá conter diversos call to action para converter o máximo de consumidores possíveis. Isso inclui telefone, website, redes sociais, endereço físico para ações offline e botões chamativos, botões de suas redes sociais, formulário para contato entre outros para suas ações online.
• O que eu devo publicar?
Tudo que economiza tempo, da informação aos seus clientes e gera valor. Entenda o que o seu cliente quer saber e entregue com qualidade.
• Onde eu devo colocar meu conteúdo?
Resposta simples: Onde seus clientes estão. Não pense que seus clientes devem estar aonde você está, esteja aonde eles estão. A mesma coisa quando se procura por um ponto comercial, localização é fundamental. No online não é diferente, pesquise em quais redes sociais eles estão e quais sites visitam normalmente.
• Use e re-utilize seu conteúdo
Use o seu conteúdo em diversos canais: Twitter, Facebook, Blog, Newsletter, PDFs, Press Release entre outros.
• Você é pequeno?
Se você é uma pequena empresa poderá ser mais rápido e ágil do que as grandes empresas, aproveite isso. Talvez as pessoas não falem de você, mas podem falar sobre seu produto ou serviço ou então sobre a região que você atua, sendo assim, você precisa se preocupar com estes pontos e começar a criar relacionamento com seus futuros clientes.
• 3 regras do Marketing
Conquistar, manter e fidelizar clientes. No online é a mesma coisa, uma vez que você conquistou um novo seguidor, faça de tudo para mantê-lo e fideliza-lo.
• Like, like, like
Encoraje pessoas a darem ‘Like’ em seus posts no Facebook, com isso você terá mais chances de aparecer para pessoas que ainda não te conhecem. Crie promoções e sorteios para isso.
Para finalizar, não poderia deixar de usar uma frase de Dale Carnegie muito pertinente. “Podemos fazer mais amigos em dois meses tornando-nos mais interessados por outras pessoas, do que em dois anos, tentando que elas se interessem por nós”. Ou seja, mostre interesse em seus consumidores e eles irão se interessar por você.
FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/19327,artigos,integracao-offline-e-online.htm
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