A postura dos funcionários diante de diferentes perfis de clientes, a qualidade do atendimento, o conhecimento técnico sobre o produto ou serviço, a apresentação na vitrine e a variedade de produtos são apenas alguns dos aspectos avaliados pela intrigante ação dos compradores ocultos. A ação é executada por atores ou consumidores reais que visitam os estabelecimentos para traçar um diagnóstico sobre a qualidade dos serviços prestados. Essa ação funciona indiretamente como uma auditoria interna. Verifica-se todos os aspectos relevantes ao serviço prestado como procedimentos operacionais, atitudes e comportamentos de atendentes e vendedores, infraestrutura de apoio e bens facilitadores de atendimento. Dessa forma, é possível indicar como os serviços podem ser melhorados e os que devem ser mantidos.
Alguns setores são mais comuns de realizarem a ação de comprador misterioso como revistas, alimentação, bebidas, tabaco, óleos, lubrificantes e setor automobilístico. A sistemática adotada por essas empresas permite a identificação de diversos aspectos que afetam a percepção de qualidade dos clientes, o nível atual de atuação e onde atuam para obter um desempenho melhor e pedem ações mais específicas por avaliar o modo pelo qual os clientes vivenciam a experiência de consumo proporcionada pelas empresas.
Os compradores ocultos são requisitados por empresas que querem avaliar a condição dos serviços prestados sob a ótica dos clientes. Em alguns casos, temos de contratar atores para simular vários perfis de consumidores, desde quem entra no estabelecimento calado e espera ser bem atendido até quem faz perguntas sem parar. Mas, o ideal é que os clientes ocultos sejam pessoas comuns que já tenham hábitos relacionados ao produto. Nos dois casos, os pontos analisados são traçados de acordo com um briefing realizado com o empresário para identificar as suas expectativas e necessidades.
Colocar o comprador oculto em ação pode ser mais fácil, prático e econômico do que se imagina. Em alguns casos, esse projeto pode ser feito por telefone, sem a necessidade de exposição. O comprador oculto é muito eficiente por nos permitir traçar novas estratégias de treinamento para atendentes e vendedores, levando aos franqueados diversas orientações relevantes para que possam oferecer o melhor atendimento e se superar a cada dia.
FONTE: http://www.portaldapropaganda.com/marketing/2011/05/0006
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