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quinta-feira, 16 de junho de 2011
COMUNICAÇÃO INTERNA.
Comunicação Interna é o esforço de comunicação desenvolvido por uma empresa, órgão ou entidade para estabelecer canais que possibilitem o relacionamento, ágil e transparente, da direção com o público interno (na verdade, sabe-se que há vários públicos internos em uma organização) e entre os próprios elementos que integram este público.
Deve ficar claro, portanto, que a Comunicação Interna não se restringe à chamada comunicação descendente, aquela que flui da direção para os empregados, mas inclui, obrigatoriamente, a comunicação horizontal (entre os segmentos deste " público interno) e a comunicação ascendente, que estabelece o feed-back e instaura uma efetiva comunicação.
Nas organizações em que se pratica apenas a comunicação descendente, talvez nem seja apropriado mesmo falar-se em comunicação, porque, como um processo, ela precisa realizar-se nos dois sentidos.
Tradicionalmente, a comunicação interna tem sido relegada a um segundo plano no planejamento de comunicação das empresas, órgãos ou entidades, certamente porque falta aos empresários e executivos a consciência de que a comunicação (na verdade, a boa comunicação - transparente, ágil, democrática e participativa) é vital para o desenvolvimento e a sobrevivência das organizações.
É um equívoco imaginar que a comunicação interna se restringe à circulação periódica de um jornal para os funcionários, mesmo porque os jornais empresariais, com raras exceções, têm uma pauta acentuadamente burocrática e não incluem , necessariamente, os empregados como sujeitos ativos do seu processo de produção.
Nos últimos anos, em função do esforço para aumento da produtividade e da qualidade, a comunicação interna tem sido mais valorizada nas empresas, mas é preciso ainda derrubar uma série de tabus e, sobretudo, democratizar a estrutura formal das organizações, que se caracterizam (evidentemente, há poucas e boas exceções) por uma hierarquia rígida e autoritária.
Há uma bibliografia disponível neste sitei sobre o tema ( menor do que se deveria esperar, dada a importância desta modalidade de comunicação) e é possível, ainda, consultar alguns artigos, de autoria de profissionais atuantes no mercado.
FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/5,19257,mais-de-60-das-empresas-brasileiras-usam-mobile-marketing.htm
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- Curitiba, Paraná, Brazil
- Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.
Muito bom o post. O público interno é o maior responsável pela exposição de uma empresa. Tendo uma boa comunicação interna, o ambiente de trabalho fica muito melhor, e os colaboradores se sentirão mais envolvidos com a empresa. Desta forma, acabarão falando bem da organização. Quanto melhor a comunicação interna, também, mais remotas as possibilidades de abrir espaço para as famosas "rádio peão", que acabam causando impactos negativos em uma empresa.
ResponderExcluirUm Abraço,
Danilo Radke