Num mercado competitivo como o que vivemos nos dias atuais, só é líder quem tem informação e credibilidade. Essa posição privilegiada só se obtém através de imagem bem construída que só é possível por meio de um plano de comunicação integrada. Para compreender melhor o conceito e o processo de Comunicação Integrada, podemos usar como exemplo a construção de um prédio. O primeiro passo é procurar um profissional da área, que fará várias pesquisas e estudos sobre a viabilidade do empreendimento.
Com os dados e as informações em mãos, este profissional vai, então, elaborar o projeto com todas as especificações necessárias que envolvem vários materiais como pedra, areia, cimento, ferro, tinta. E diferentes profissionais: eletricistas, engenheiros civis, arquitetos, pedreiros, topógrafos etc.
Todos profissionais precisam estar muito bem integrados entre si para que o prédio seja erguido com total segurança e qualidade. Tudo começa pela base, que precisa ser muito bem feita, estruturada, para não ter problemas futuros, rachaduras, infiltração. Depois seguem-se as próximas etapas. Cada serviço e material será empregado a seu tempo: elétrica, hidráulica, acabamento, pintura etc.
A elaboração de um plano de Comunicação Integrada é semelhante ao trabalho de construção de um prédio. E a Ideias e Dados é empresa especializada para desenvolver o projeto de construção da marca, no caso. Lembrando que marca não é um logotipo.
Marca envolve conceitos, valores, serviços, produtos. Não existe uma única solução que possa ser adaptada a todas as empresas. Tudo parte de um projeto específico que leva em consideração as necessidades da empresa, que se constituirá na base do Plano de Comunicação.
Na construção de um Plano de Comunicação Integrada a Ideias e Dados utiliza um mix variado de ferramentas de comunicação: social media, propaganda, marketing direto, marketing promocional e de vendas,jornalismo, relações públicas. Cada uma delas é operada por profissional específico, após amplo levantamento de informações efetuado pela Ideias e Dados sobre a empresa, cliente, fornecedores, mercado, concorrentes, pontos de venda, produtos, serviços, funcionários etc.
À Ideias e Dados cabe a responsabilidade de definir adequadamente o mix a ser utilizado, de modo que o conteúdo da mensagem seja único para todas as ações e o processo envolva todos os públicos presentes na cadeia de comercialização. Esse mix certamente terá proporções específicas conforme o perfil da empresa ou produto e do mercado.
A postura do cliente perante a construção da sua marca determina a sua imagem. Pode ser um prédio velho, ultrapassado ou um prédio bonito, charmoso.
FONTE: http://ideiasedados.com/blog/index.php/2011/05/11/a-comunicacao-integrada-na-construcao-da-marca
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