quinta-feira, 30 de junho de 2011

A CULTURA É ÓTIMA ALIADA ÀS ESTRATÉGIAS DAS MARCAS.


Para o sucesso das marcas e dos produtos é preciso um relacionamento de valor com os consumidores, com a sociedade e mesmo com algumas celebridades.
Numa sessão em Cannes este ano a SapientNitro, na figura de Nathaniel Perez, Director of Social Marketing, e Malcolm Poynton, Chief Creative Officer, falaram sobre um tema interessante: Cultura Capital.
Uma parte do post do Beto Bina. Ele explica que, diante deste termo, devemos pensar em três critérios para uma estratégia:
Societal, pois o capital vive na sociedade e ela precisa ser entendida e interpretada.
Objects, símbolos e signos que identificam comportamentos.
E celebrity, status e habilidades para distribuir e alavancar o propósito da marca.
Todos esses critérios fazem parte de um contexto maior, um contexto de experiência, como definido por ele. Sendo que, nos últimos anos, esse fator revolucionou a comunicação por causa do digital. Ou seja, o propósito da marca hoje está totalmente atrelado ao digital: purpose is about digital!
Marca + Mídias + Cultura, a tríade do sucesso
Malcolm trouxe uma metáfora muito interessante baseada no fogo:
“Desde muito pequenos, nós nos envolvemos, ouvimos histórias e celebramos momentos ao redor do fogo. Mas, como se inicia o fogo?”.
Com calor, oxigênio e combustível!
O calor representa a marca e seus produtos. O oxigênio, as mídias e sua audiência e o combustível é a cultura, com a qual existe a grande oportunidade de trabalhar o “capital cultural”.
Só assim, temos fogos grande e duradouros.
É interessante pensar desta maneira. Independente do termo utilizado para designar nossa estratégia, essa síntese pode ser muito bem exercitada por estes três critérios.
FONTE: http://webinsider.uol.com.br/2011/06/20/a-cultura-e-otima-aliada-as-estrategias-das-marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.