Para o sucesso das marcas e dos produtos é preciso um relacionamento de valor com os consumidores, com a sociedade e mesmo com algumas celebridades.
Numa sessão em Cannes este ano a SapientNitro, na figura de Nathaniel Perez, Director of Social Marketing, e Malcolm Poynton, Chief Creative Officer, falaram sobre um tema interessante: Cultura Capital.
Uma parte do post do Beto Bina. Ele explica que, diante deste termo, devemos pensar em três critérios para uma estratégia:
Societal, pois o capital vive na sociedade e ela precisa ser entendida e interpretada.
Objects, símbolos e signos que identificam comportamentos.
E celebrity, status e habilidades para distribuir e alavancar o propósito da marca.
Todos esses critérios fazem parte de um contexto maior, um contexto de experiência, como definido por ele. Sendo que, nos últimos anos, esse fator revolucionou a comunicação por causa do digital. Ou seja, o propósito da marca hoje está totalmente atrelado ao digital: purpose is about digital!
Marca + Mídias + Cultura, a tríade do sucesso
Malcolm trouxe uma metáfora muito interessante baseada no fogo:
“Desde muito pequenos, nós nos envolvemos, ouvimos histórias e celebramos momentos ao redor do fogo. Mas, como se inicia o fogo?”.
Com calor, oxigênio e combustível!
O calor representa a marca e seus produtos. O oxigênio, as mídias e sua audiência e o combustível é a cultura, com a qual existe a grande oportunidade de trabalhar o “capital cultural”.
Só assim, temos fogos grande e duradouros.
É interessante pensar desta maneira. Independente do termo utilizado para designar nossa estratégia, essa síntese pode ser muito bem exercitada por estes três critérios.
FONTE: http://webinsider.uol.com.br/2011/06/20/a-cultura-e-otima-aliada-as-estrategias-das-marcas
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