quarta-feira, 8 de junho de 2011

MARKETING DIGITAL

As tecnologias começam a entrar em todas as áreas de negócios. Depois do e-business e dos cartões electrónicos, chega o marketing digital.
Aliar as tradicionais técnicas de marketing direto às novas tecnologias da informação pode ser considerado um passo arrojado no desenvolvimento de novas éreas de negócio. No entanto, se algumas empresas consideram a Internet mailing uma alternativa vantajosa, através da qual se pode obter em média uma taxa de retorno de cerca de 20 por cento, outras há que o veem como uma técnica pouco eficaz.
Em Portugal, o marketing direto pela Internet ou one-2-one está pouco desenvolvido e são ainda poucas as empresas que optam por promover ideias, produtos/serviços ou acontecimentos através da distribuição de mensagens em caixas de correio electrónicas. As vantagens são muitas, de acordo com Luís Almeida, responsável pela área de Internet da agência FXS: "A rapidez de execução, o baixo custo por contato, a possibilidade de medir resultados e de potencializar uma interação direta com o potencial consumidor são as mais significativas."
Esta opinião é partilhada por Mário Alcântara, diretor-geral da Absolut System, que diz ainda que "neste tipo de marketing one-2-one, sabe-se sempre a reação do utilizador". Há firmas, no entanto, que continuam fiéis ao marketing convencional. A GMD é uma dessas empresas, de acordo com Susana Félix, diretora de Marketing: "O fato de o marketing ser efetuado em tempo real não lhe confere uma maior taxa de sucesso, muito pelo contrário, acontece que não há muitos utilizadores particulares e os e-mails são direcionados, normalmente, para dentro das empresas muitas das vezes nem sequer chegam a ser lidas por quem desejamos."
A mesma responsável apontou ainda outro fator negativo: o facto de muitas vezes os e-mails chegarem às mail boxes sem serem solicitados, podendo provocar o desagrado do cliente, que passa a eliminar a informação antes de a ler. As vantagens relacionadas com despesas podem também afastar as empresas desta nova área de marketing. Segundo Rui Frade, responsável do Departamento informático da Sermapal, "normalmente, as bases de dados que suportam este tipo de marketing são temporárias, os e-mails mudam com frequência e muitas das empresas não podem suportar as despesas de uma equipa que assegure a sua atualização".
FONTE: http://www.rsoutlook.com/pt/mktdig.htm

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