quarta-feira, 1 de junho de 2011

Marketing para Novas Franquias, o que fazer?

Quando se pensa em uma unidade nova, a primeira questão que se deve ter em mente é que não se trata de mais uma ação do dia a dia, mas de um novo franqueado que estará colocando no ar todas as suas expectativas e todo o conhecimento que adquiriu durante o período de treinamento até a inauguração da loja.

Além do novo franqueado, devemos pensar que uma determinada região também estará recebendo uma nova marca, com serviços e produtos que irão atender a um determinado público e tudo que se espera é uma ótima campanha de lançamento da unidade, assim como serviços que superem as expectativas dos consumidores.

Sob esta visão, o Marketing deverá trabalhar fortemente campanhas de ponto de venda e divulgação que deverá começar muito antes do início do funcionamento da unidade. Isso pode ser realizado através de um trabalho de Assessoria de Imprensa através do mapeamento das publicações locais ( rádio, jornais, sites,entre outros) que mais tiverem sinergia com o principal público da marca. Outra ação importante são as ações de relacionamento, onde, pode-se formar uma parceria com os lojistas da região, deixando material de divulgação em seus estabelecimentos e oferecer aos clientes da loja vantagens de compra de produtos ou serviços. Outro bom exemplo é antes mesmo da inauguração, fazer uma ação de cadastro dos clientes, através da instalação de um quiosque, com benefícios diferenciados para os clientes.

Com relação a campanhas e promoções, além das que estiverem no ar para toda a rede, é fundamental a criação de ações promocionais dirigidas e exclusivas da unidade, como forma de atrair a visitação do maior número de clientes. Mas, para as promoções serem bem-sucedidas, é preciso ter um planejamento estratégico que respeite as regras, formas e prazos de utilização das ações, que devem ser definidas pela franqueadora ou agência de publicidade.

E, por último, todo o cuidado com o ponto de venda, que é o campo mais importante do varejo, onde tudo acontece. Afinal, é neste espaço que acorre a decisão de compra. É lá também que o consumidor vivencia a experiência de consumo da marca, interage com a equipe e tem acesso aos produtos e serviços. Se não bastasse tudo isso, o ponto de venda assume um papel ainda mais importante no cenário atual. Com uma vida corrida, o consumidor exige cada vez mais conveniência e novas experiências a cada visita. Por isso, o ponto de venda deve ser tratado como o verdadeiro santuário da sua empresa. 

FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/18961,artigos,marketing-para-novas-franquias-o-que-fazer-.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.