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quarta-feira, 22 de junho de 2011
COMO APROVEITAR A COPA DO MUNDO PARA FAZER MARKETING E AUMENTAR AS VENDAS.
Nos dias que antecedem a Copa do Mundo, é difícil pensar em outra coisa: tudo gira em torno desse tema. E a melhor solução para uma empresa não ser deixada de lado pelo consumidor é entrar na onda do futebol.
“É um momento muito propício para explorar a associação com a Copa, porque todos os consumidores estão pensando no assunto”, diz Robert Alvarez, professor do Núcleo de Esportes da ESPM. Mas entre sortear um kit-churrasco, distribuir bandeirinhas ou pintar a loja de verde e amarelo há muita diferença. Qual é a melhor maneira de fazer ações de marketing nesse período?
Foi o que o proprietário de uma empresa de materiais de construção em Ceilândia, no Distrito Federal, perguntou na rede social em uma revista. Fomos atrás de um especialista que pudesse nos ajudar a responder essa questão. E usando como fonte a própria rede, contatamos empreendedores que compartilharam ali suas histórias para produzir esta reportagem.
Colocar detalhes na loja com as cores do Brasil é uma ação positiva. Mas devem ser detalhes; uma alusão muito espalhafatosa pode dar um resultado ruim. Pintar a loja toda de verde e amarelo, então, está fora de questão. É importante que as mudanças não afetem o projeto visual do varejo. Adesivos coloridos na vitrine principal, por exemplo, são uma mudança mais sutil e que já fazem o consumidor sentir o clima de Copa do Mundo.
Outra opção é sortear entre os consumidores itens relacionados ao mundial, ação que requer um certo planejamento de empreendedor. Sorteio de prêmios para atrair mais clientes. A cada valor X gastos em compras o consumidor preenchia um cupom para concorrer ao prêmio. Fazendo as contas, a promoção teria um tempo de exposição muito curto, sairia muito cara e correria o risco de atingir poucas pessoas.
FONTE: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI141303-17200,00-COMO+APROVEITAR+A+COPA+DO+MUNDO+PARA+FAZER+MARKETING+E+AUMENTAR+AS+VENDAS.html
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