O relacionamento é importante para uma marca no ambiente digital. Recente pesquisa da Camara-e.net mostrou que 50% das pessoas que compram online, compram de lojas que elas já conhecem, ou seja, que já mantém um relacionamento. Por isso, não é difícil descobrir porque a B2W (Americanas.com, Submarino.com, Shoptime.com) ainda é a líder em vendas, pois as empresas do grupo foram uma das primeiras a se destacar e virar a 1ª compra de muitos e-consumidores, aqueles que não tiveram problemas com nenhuma empresa, mantiveram-se fieis. Esse é um dos motivos de sucesso da empresa.
Quando um usuário entra para comprar na web é mais fácil ele comprar da Casas Bahia, Walmart, Magazine Luiza e do Extra porque são marcas que ele conhece e confia. Tem uma excelente experiência de compra nas lojas físicas e essa segurança migra para as lojas online quase que naturalmente. É nesse quesito que refaça-se a pergunta do título, será que as marcas têm esse mesmo conhecimento do consumidor?
Será que, por exemplo, a Crawford sabe o time que você torce? Que a Volkswagem sabe o dia do seu aniversário? Que o Submarino sabe que tipo de livros você gosta? Que a Coca-Cola sabe se você é um grande fã da marca? E a Timberland sabe quanto você calça? Não são exemplos fictícios não, essas são as marcas que você se relaciona e gosta. Talvez você tenha produtos de todas elas, algumas podem ser preferencialmente número 1 no segmento em que atuam. Mas será que elas sabem disso?
Claro este é apenas um exemplo, mas imagine isso elevado a milhares de fãs dessas e de outras marcas com as quais foram citadas à cima. Até mesmo a Apple que é uma empresa altamente desejada será que ela sabe porque você compra um dos seus telefones e porque seus amigos também o fizeram? Cada indivíduo tem uma história de vida e assim uma forma de se relacionar com as marcas e produtos. O motivo pelo qual você comprou um celular da Apple não é o mesmo pelo qual seu amigo, ou a sua irmã que também trabalha com marketing digital compraram. Podem ter certeza.
Cada vez mais, e em se falando de Internet é mais forte ainda, as empresas tem que trabalhar o entendimento profundo do consumidor. Marcas, esqueçam o perfil de público com idade, sexo, grau de escolaridade, faixa etária e classe social. Isso era perfil de consumidor há 15 anos. Hoje precisamos saber mais desse consumidor: Quem, como, onde, porque compram?
Quando uma marca começa a entender profundamente o que o seu consumidor deseja, ela não apenas oferece produtos relevantes em momentos relevantes, e com isso aumentam as chances de vendas, como também conseguem desenvolver novas linhas de produtos, melhorar o atendimento, se diferenciar da concorrência, ganhar fãs da marca e, com isso, advogados da marca que vão defendê-la gratuitamente.
E porque mencionar que na Internet esse conceito de entender o consumidor é mais forte? Porque na web é onde as pessoas falam o que querem, mostram o que desejam e deixam rastros do seu caminho. Quando você pega seu carro, sai de casa em direção ao shopping para comprar uma camisa, o máximo que o lojista sabe é que você está no shopping e entrou na loja dele. Quando você abro o browser, vai no Google, pesquisa a camisa, vai no Buscapé vê o local mais em conta e vai para o site da loja.
Sites que tem a cultura de web vão ver todo esse seu caminho digital, pois você deixou rastros em cada um que foi. Sites sem conhecimento só saberão que você chegou a loja, mas não saberão o porque nem como. Ai fica mais difícil te conquistar ou oferecer produtos para que você aumente seu ticket médio, correto? Em resumo: quanto mais as marcas entenderem seus consumidores, mais retorno financeiro terão. Topa entrar nessa?
FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/18729,artigos,o-consumidor-conhece-as-marcas.-as-marcas-conhecem-o-consumidor-.htm
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