segunda-feira, 13 de junho de 2011

A BOLA DA VEZ!

É muito comum ouvir falar sobre sustentabilidade, parece que a moda pegou e todas as empresas querem tirar uma casquinha do tal do desenvolvimento sustentável, o que deixa o consumidor bastante desconfiado. Se todas as empresas que se anunciam como favorável ao conceito, realmente estiverem agindo ou colaborando para ações de sustentabilidade, então o problema está quase resolvido.
Por falar em conceito, vamos entender exatamente o que é isto de que estamos falando, assim fica mais claro e mais fácil fazermos um julgamento mesmo que seja superficial sobre o assunto. O termo “sustentável” vem do latim sustentare (sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar). É definido por desenvolvimento sustentável um modelo econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades. (Cataliza – Rede de Cooperação para Sustentabilidade).

Sustentabilidade Social – melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular. Sustentabilidade Econômica – públicos e privados, regularização do fluxo desse investimentos, compatibilidade entre padrões de produção e consumo, equilíbrio de balanço de pagamento, acesso à ciência e a tecnologia. Sustentabilidade Ecológica – o uso dos recursos naturais deve minimizar danos aos sistemas de sustentação da vida:
redução das resíduos tóxicos e da população, reciclagem de materiais e energia, conservação, tecnologias limpas e de maior eficiência e regras para uma adequada proteção ambiental. Sustentabilidade Cultural – respeito aos diferentes valores entre os povos e incentivos a processos de mudança que acolham as especifidades locais. Sustentabilidade Espacial – equilíbrio entre o rural e o urbano, equilíbrio de migrações, desconcentração das metrópoles, adoção das práticas agrícolas mais inteligentes e não agressivas à saúde e ao meio ambiente, manejo sustentado das florestas e industrialização descentralizadas.
Sustentabilidade política – evolução da democracia representativa para sistemas descentralizados e participativos, construção de espaços públicos comunitários, maior autonomia dos governos locais e descentralização da gestão de recursos. Sustentabilidade Ambiental – conservação geográfica, equilíbrio de ecossistemas, erradicação da pobreza e da exclusão, respeito as direitos humanos e integração social. (Cataliza – Rede de Cooperação para Sustentabilidade).
As empresas que se intitulam “verdes” realmente estão atentas à sustentabilidade? Isto vale também para o Estado. Ou será que há muita camuflagem por parte das marcas que se escondem atrás deste conceito que parece ter mesmo virado a bola da vez?
Ao consumidor final, é muito simpática a ideia de que as empresas estão se preocupando com a sustentabilidade, isso agrega valor. Mas caso esta expectativa seja frustrada, o tiro pode sair pela culatra.

FONTE: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/ponto_de_vista/A-bola-da-vez-.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.