quarta-feira, 22 de junho de 2011

INTEGRAÇÃO OFFLINE E ONLINE.

A questão hoje não é se devemos integrar Offline e Online, mas como, quando e quanto. Na Europa, empresas, principalmente de bens de consumo, estavam agindo na integração do Offline com o Online. A boa notícia é que o Brasil não está muito atrás. O que falta para nós é realmente acreditar nas Redes Sociais e na integração, mas isso será um caminho natural.

Muitos consumidores utilizam a internet para entender mais sobre o produto ou serviço que desejam comprar, ler reviews e escrever sobre suas experiências. Se você não estiver monitorando isso, deixará de entender o que os seus consumidores querem e o que estão falando de você. Gestão da reputação inicia quando você começa a ouvir o que as pessoas estão dizendo.

Lembre-se, pessoas são o mais importante elemento do offline e do online. São a chave para o sucesso. Pessoas querem fazer negócios com outras pessoas, não com computadores! Por isso, se você quer que seu negócio tenha sucesso na internet, da mesma forma que tem no mundo físico, você precisa torná-lo verdadeiro, incorporar contato humano.

Como muito se fala em criar valor nos produtos e serviços, as Redes Sociais nos permitem também criar valor, agregando mais do que o seu cliente possa esperar. Agregar valor já pode ser realizado quando seu futuro usuário ingressar em uma de suas Redes Sociais. Ele poderá receber algo a mais, como um desconto para a próxima compra ou até mesmo uma amostra grátis do seu produto.

Empresas que até então atuavam somente no offline estão cada vez mais ingressando no online e utilizando destas atividades para atingir novos segmentos de clientes e melhorar seus processos e rentabilidades. Hoje existem algumas empresas que possuem ferramentas de vendas no Facebook. A mudança no comportamento dos clientes exige maior atenção dos fornecedores. Os e-commerces e redes sociais já estão funcionando para muitas empresas, agora é hora de aperfeiçoar e refinar as estratégias e atuações.

Muitas vezes, uma decisão de compra individual envolve canais de vários concorrentes. Por exemplo, clientes vão até uma loja de informática para avaliar notebooks e decidem por comprar online em outra loja. A fim de evitar que se perca este cliente para outra empresa, é necessário adaptar seus canais de uma forma que abranja o ciclo de vida do cliente, a qualquer hora e lugar. Em consequência disso, muitas empresas têm implementado estratégias que combinam ofertas online e offline. Suas estratégias online precisam também ser integradas e alinhadas às ações offline.

O Marketing online abre vias de comunicação altamente segmentada, permitindo-lhe chegar a um público de nicho. A Internet quebra as barreiras geográficas, permitindo que as pessoas acessem qualquer coisa de qualquer lugar.

Falando em integração, a sua nota fiscal pode ser um excelente canal de comunicação. Muitas vezes o verso da nota fiscal não é utilizado e ela pode ser um bom exemplo de uma integração simples, interessante e de impacto com seu cliente. Nas lojas da Inglaterra, ao fazer uma compra, recebe-se a nota fiscal onde imediatamente informações em destaque das redes sociais em que atuavam.


FONTE: http://www.mundodomarketing.com.br/19327,artigos,integracao-offline-e-online.htm

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