Uma nova tendência japonesa que pode se espalhar pelo resto do mundo é a publicidade sob medida. A cena é a seguinte: ao entrar numa loja em um shopping, o cliente recebe alertas no celular sobre os produtos mais vendidos para a sua faixa etária e tipo físico. O sistema utiliza geolocalização e biometria por meio de uma tecnologia que identifica as pessoas analisando as características corporais.
O protótipo foi lançado no país pela empresa NEC Corporation, ainda no ano passado, e é capaz de reproduzir propagandas personalizadas de acordo com cada consumidor, pois reconhece sua idade aproximada e sexo, tudo isso através de uma câmera que registra o rosto do consumidor mais próximo ao anúncio. Após a fase de reconhecimento, o sistema exibe em um display na vitrine da loja uma propaganda apropriada para o perfil demográfico da pessoa.
Especialistas esperam que a aplicação esteja disponível no mundo inteiro em 2011, e que se popularize ainda neste meio tempo.
Outra forma de personalizar a publicidade é analisar as redes sociais do cliente (por meio de informações trocadas com o seu celular smartphone) e oferecer sugestões de compra via SMS, baseadas nas compras dos contatos da pessoa no Facebook ou no Twitter, por exemplo.
FONTE: http://www.network4b.com/2010/publicidade-personalizada-sera-tendencia-em-2011
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