Mas o fato é que na prática, poucos são os sites de conteúdo gerado pelo consumidor que conseguiram ou conseguem gerar receita através de sua audiência, até porque os formatos comerciais oferecidos aos anunciantes são ainda limitados.
Veja o exemplo do próprio Orkut, que após sofrer pressões ? mais uma vez ? da Justiça decidiu temporariamente suspender a exibição de links patrocinados em suas páginas, até então a única forma de receita do site.
Aliás, o próprio Google fez uma experiência mais voltada à marca durante a Copa do Mundo ano passado, quando criou um site em parceria com a Nike que era exatamente um clone do Orkut, mas com identidade da marca sob o nome Joga.com. O site continua no ar, mas nunca mais ouvi falar nada sobre ele ou de alguém que esteja ativamente participando de ações lá.
Outro tipo de rede social com bastante apelo são as voltadas a contatos comerciais e a mais popular, sem dúvida, é o LinkedIn, que conta com mais de 7 milhões de executivos cadastrados. Este é mais um site que optou por exibir adivinha o quê? Sim, links patrocinados do Google! Mas ali é um espaço que para ser bem aproveitado por empresas de recolocação de executivos. E, na verdade, elas estão mesmo presentes no LinkedIn, pois tenho em minha rede de contatos lá diversos executivos dessas empresas sempre interessados em saber mais sobre seu perfil. É uma forma gratuita de se beneficiar dessa comunidade e, voltando ao nosso Orkut, hoje sabemos que empresas de recolocação e ?head hunting? consultam perfis de candidatos no Orkut, suas comunidades favoritas, etc.
Na minha experiência o Facebook tem se revelado uma boa forma de geração de negócios, pois já recebemos na Midiaclick algumas propostas comerciais e de parcerias vindas de lá.
Enfim, se por um lado as opções publicitárias ainda são escassas nas redes sociais, isso não significa que seja menos importante você estar lá, inclusive para fins comerciais. Diversos executivos e também muitas empresas mantém perfis atualizados e comunidades ativas, explorando ainda que informalmente esse vasto universo.
Há hoje muita conversa e interesse pelos blogs e seu potencial de marketing e fidelização, porém as redes sociais podem ter também um papel muito ativo em uma estratégia que envolva também relações públicas. Lembre-se apenas que ali é um território neutro e que precisa ser explorado com muita cautela, pois o controle está nas mãos dos membros das comunidades.
FONTE;http://webinsider.uol.com.br/2007/09/26/publicidade-nas-redes-sociais/
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