segunda-feira, 16 de maio de 2011

Documentos de processo aberto pela Skyhook mostram como Google controla Android

No ano passado a Skyhook Wireless abriu um processo contra o Google por competição desleal. A empresa alegava que o Google forçou a Motorola a quebrar um contrato milionário sob pena e perder acesso à versões prévias do Android disponibilizadas pelo Google. Hoje os documentos do processo liberados para o público confirmaram a acusação.
Android Apps (Foto: Reprodução)Android Apps (Foto: Reprodução)
A briga aconteceu por causa da coleta de dados de localização. Caso o Skyhook fosse instalado num aparelho Android junto com os serviços do Google, como Google Maps e Google Latitude, a coleta de informações seria contaminada e nenhuma das empresas conseguiria dados concretos.
Nos documentos, esmiuçados em detalhes pelo site This is My Next, o chefe de desenvolvimento do Android, Andy Rubin, conversa com diversos executivos de fabricantes como Samsung e Motorola e explica esse detalhe da coleta de dados e pedindo que dessem preferência para os serviços do Google e não da Skyhook. Rubin chegou a proibir o lançamento do Droid X na Europa porque ele continha o aplicativo instalado na época.
saiba mais
Nenhuma das fabricantes, no entanto, desobedeceu os pedidos do executivo. Eles sabiam que seriam cortadas do programa de acesso prévio à versões do Android se o fizessem. E isso motivou a Skyhook a abrir o processo, não só por interferência nos negócios como também por quebra de patente em termos de coleta de dados de GPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.