O site Trendwatching divulgou uma lista com tendências de consumo para 2011, envolvendo mudanças que influenciaram as atitudes dos consumidores e,consequentemente, das empresas, como as novas tecnologias, a preocupação com a sustentabilidade, a valorização da saúde, a ascensão dos países emergentes, entre outros contextos. Separamos algumas destas tendências e cases que geram oportunidades para as marcas atuarem nas redes sociais e na comunicação digital:
1. Marcas humanizadas
Os consumidores estão cada vez mais valorizando o natural, o humano e a realidade. Para as marcas, isso significa não mais ser inflexível e fechada, e sim mostrar paixão e carisma. Uma das melhores maneiras de uma marca gerar engajamento será mostrando que ela se importa. Isso, com certeza, não tem preço e pode ser extremamente divertido. É bom lembrar que, hoje, as marcas tem a habilidade de saber o que está acontecendo na vida de seus consumidores, através do que postam nas redes sociais. E são estas mesmas redes que propiciam espalhar tais “atos de bondade”.
Case:
Interflora lançou uma campanha no Reino Unido para animar o dia dos usuários do Twitter mandando flores a eles. A empresa monitorou usuários que, segunda ela, precisavam dessa animação e os contatou através de um tweet para, depois, mandar um buquê de flores de surpresa.
2. Preço costumizado
As pessoas sempre buscaram ofertas especiais e descontos. Porém, agora, com novas tecnologias e serviços, esta é uma tendência para 2011. Com consumidores constantemente conectados, as ofertas se tornam conhecidas e se espalham mais rápido. E, para facilitar a vida de todos, no futuro, cada vez mais pessoas farão parte de grupos para receber descontos especiais. Sem contar o quanto o celular propicia receber ofertas, comparar, compartilhar e comprar, tudo no mesmo instante.
Cases:
- Compra colectiva: sites que oferecem um serviço ou produto com desconto de 50% a 90%, durante 24 horas. Esse preço baixo só tem valor se um número determinado de pessoas comprar a oferta. Depois de atingido esse número mínimo, todos ganham cupons que dão direito à promoção. Além disso, estes sites mexem com um fator que é fundamental na hora da compra: o tempo. A promoção está lá, vai durar muito pouco e, na dúvida, muitos escolhem aproveitar. No Brasil, já são quase 250 sites do gênero, a maioria de nicho (Bom Proveito, só para ofertas de restaurantes, ou o Jellyg o primeiro clube de descontos do País para o público GLS). Os principais: Peixe Urbano (primeiro site do segmento no País) e SaveMe (antes ZipMe, atua como gerador que reúne sites de compras coletivas e mostra as ofertas do dia, por cidade).
3. Símbolos de Status Online
O que começou com exibir o número de visitantes do blog agora se aplica ao número de amigos no Facebook, ao número de seguidores no Twitter, à quantidade de check-ins no Foursquare e tantas outras métricas que medem popularidade e prestígio. Em 2011, as marcas cada vez mais presentearão seus consumidores com símbolos, sejam reais ou virtuais, para que eles possam compartilhar com todos o quanto contribuem, o quanto se interessam e o quanto são populares.
Cases:
Além das Badges que o Foursquare dá aos usuários que completam pontuações e atividades especiais, outros sites e aplicativos também oferecem símbolos que premiam usuários ativos, porém levando “seus troféus” para o mundo real: o Twournal permite que os usuários do Twitter transformem seus tweets e fotos em um livro real, podendo também comprar livros de outros usuários e vender exemplares do seu. Outro exemplo é um aplicativo americano que permite que os usuários produzam uma caneca com fotos de seus amigos do Facebook e seguidores do Twitter.
4. Curador social
Nas redes sociais, tudo envolve descobrir, cobrir, remixar, compilar, comentar, compartilhar e recomendar conteúdo, produtos e experiências. O que transforma o consumidor em um curador. As redes permitem que as pessoas montem um portfólio online a partir de sua curadoria de informações, e construam sua marca pessoal de maneira mais rápida e fácil de atingir sua audência. Como tendência para 2011, as marcas ficarão de olho em oportunidades e ferramentas que facilitem o engajamento e compartilhamento online de seus produtos, serviços e experiências.
Cases:
A Levi’s integrou sua loja virtual com o Facebook, permitindo que os consumidores interajam com seus amigos e criem uma experiência de compra mais social. Da loja, os usuários podem compartilhar os produtos, além de poder “curtir” via Facebook e procurar pelos produtos mais “curtidos”.
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