Seria impossível projetar oportunidades no marketing digital para 2011 sem levar em consideração os fatos mais importantes de 2010, certo?
Para um seguimento extremamente dinâmico devido a sua forte dependência com a internet, pensamos que o ato de integrar corretamente as redes sociais ao ambiente corporativo seja um enorme desafio não só para 2011 mas para os próximos anos principalmente.
É claro que há muitos outros desafios como o aumento no preço dos links patrocinados para as palavras chave que materializam os desejos de consumo da classe C, ascensão do marketing de performance devido às compras coletivas ou a falta de mão de obra especializada para atuar nas agências digitais.
Porém, em nosso ponto de vista, nenhum desses desafios traduz a incompatibilidade que existe hoje entre a forma de “entender” a internet por parte dos gestores das empresas e a forma de “uso” da mesma pelas gerações Y e Z.
Justificativa…
Essa afirmação não tem apenas origem na ausência de familiaridade com as ferramentas e tecnologias da web 2.0 pelos gestores, mas também na falta de percepção sobre o poder que os internautas adquiriram nos últimos anos.
Através dos milhares de blogs existentes, sites de relacionamento como orkut e facebook, ferramentas de compartilhamento de informação instantâneas como o twitter, fóruns como o yahoo respostas, entre outros, as opiniões e pontos de vista dos internautas podem impactar centenas de potenciais clientes com apenas uma simples pesquisa no google.
E a conseqüência…
São necessárias novas ações e abordagens focando num maior respeito e abertura junto aos clientes e potencias clientes. O marketing invasivo deve ser substituído pelo marketing de relevância. O spam perde lugar para a relevância de conteúdo.
Portanto, o desafio é grande para as agências de marketing digital. Seus serviços relacionados à gestão de clientes e marcas nas redes sociais (social media marketing) devem começar na conscientização dos seus clientes visando à compreensão necessária sobre essa nova distribuição de poder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário