quarta-feira, 16 de março de 2011

Um pequeno guia sobre o Bluetooth: Usos e funcionamento

O que é o Bluetooth?
Trata-se de um padrão global de comunicação sem fio projetado para substituir os cabos de conexão ou outros aparelhos na função de transmissão de informações. Tudo é feito com uma junção de hadwares compatíveis e softwares que se comunicam por radiofrequência. As principais características dessa tecnologia são robustez, baixo custo e pouco consumo de energia, o que permite o seu uso em diferentes tipos de aparelhos, desde celulares até impressoras.
Logotipo Bluetooth (Foto: Reprodução)Logotipo Bluetooth (Foto: Reprodução)
Qual é a diferença entre o Bluetooth e Wi-Fi?
O Wi-Fi é basicamente um padrão de comunicação para acesso de informações em redes Lan e acesso a internet, parecidas com as conexões Ethernet tradicionais. O Wi-Fi exige configurações mais avançadas para o compartilhamento de arquivos, transmissão de dados e etc. Esse padrão utiliza a mesma frequência de transmissão sem fio do Bluetooth, só que ele pode cobrir áreas bem maiores.
Como funciona o Bluetooth?
Como já foi citado anteriormente, o Bluetooth funciona em uma radiofrequência aberta. A faixa ISM (Industrial Scientific Medical) em que ele opera é entre 2,4 GHz e 2,5 GHz. Assim, a rede de utilização do Bluetooth não sofre interferência, uma vez que os dispositivos envolvidos em uma transmissão determinam uma faixa entre os canais possíveis, evitando a atividade de algum intruso.
Essa conexão forma redes chamadas de Piconet, onde até oito dispositivos (1 "mestre" e 7 "escravos") podem se comunicar. Cada aparelho habilitado nessas redes pode fazer parte de várias "piconets" ao mesmo tempo, transmitindo e recebendo dados. Isto significa que as possibilidades de conexão entre dispositivos é quase ilimitada.
Para tornar esse processo ainda mais seguro, o usuário pode habilitar senhas ou novas camadas de segurança por software.
Qual é o alcance do Bluetooth?
O alcance vai depender do aparelho em questão e das especificações do fabricante, pela classe de rádio empregada no dispositivo:
Classe 1. Utilizado industrialmente, com alcance de até 100 metros;
Classe 2. Mais encontrado entre os dispositivos móveis. Tem um alcance de até 10 metros, mas ele pode ser estendido com quando conectado a um dispositivo de classe 1.
Classe 3. De curto alcance, próximo a 1 metro.
E porque tantas versões?
Isso confunde algumas pessoas na hora de comprar gadgets e aparelhos com essa função. Acontece que o Bluetooth é uma tecnologia em constante evolução, o que cria versões mais aprimoradas, assim como o Wi-Fi. As versões desse protocolo são compatíveis entre si, mas estão sujeitas a limitação de velocidade e funções da versão mais antiga. Saiba a diferença entre eles na tabela abaixo:
Bluetooth 1.0A versão 1.0 se trata das primeiras especificações do protocolo
Bluetooth 1.1Lançada em fevereiro de 2001, estabelecendo o Bluetooth como um padrão de conexão mundial, responsável também, por corrigir problemas da anterior
Bluetooth 1.2Lançada em novembro de 2003 e possibilitou o aumento das conexões e da segurança, além do processamento de voz avançado
Bluetooth 2.0Lançada em novembro de 2004. Essa versão diminuiu o consumo de energia, aumentou a velocidade de transmissão de dados para até 3 MB
Bluetooth 2.1Lançada em agosto de 2007, apresentou melhorias na segurança (inclusive nos recursos de criptografia) e na conexão com outros dispositivos
Bluetooth 3.0Lançada em abril de 2009, tem como grande atrativo as altas taxas de transferência de dados, atingindo até 24 Mbps
Bluetooth 4.0Lançada em 2010, exige muito menos energia, tornando-se ideal para tablets e smartphone

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.