Estudo feito pelo CMO Council e pela Accenture aponta que uma transformação operacional é necessária nas áreas de marketing e tecnologia para adoção de novas ferramentas de marketing digital.
O foco é a atração, manutenção e melhoria da relação com os consumidores, além de crescimento do faturamento. O relatório ainda revela que os executivos das áreas não acreditam que são efetivamente parceiros, já que lutam por atingir objetivos parecidos.
A pesquisa foi realizada com 320 profissionais de marketing e 300 de TI, para entender os desafios, o momento atual de mercado e impressões das expectativas dos clientes, que afeta a sinergia entre as duas áreas.
Poucos dos entrevistados de TI acreditam que suas companhias estão preparadas para explorar novos canais digitais, apesar de compartilharem a convicção que a tecnologia sustenta e modela toda a experiência do consumidor. Apenas 4% dos participantes declararam que suas organizações estão muito bem preparadas para explorar os canais de marketing digital. Oito porcento dos profissionais de marketing e 6% dos de TI disseram acreditar que os dados e a análise de informações são completamente integrados, enquanto aproximadamente 1/3 (29% de marketing; 27% de TI) afirmaram ter dificuldades em unir as capacidades analíticas críticas ou acreditam que elas não estão integradas.
Como os consumidores aumentam a sua demanda para estarem sempre conectados, novas opções de serviços e experiências interativas, 78% dos profissionais de marketing e 68% dos de TI pensam que o marketing digital é importante para suas organizações. No entanto, respectivamente, apenas 35% e 10% disseram que suas companhias estão “profundamente comprometidas e investiram” na área.
“A importância do marketing digital e de integrar os canais online e offline é reconhecida, mas as empresas precisam dar um passo a frente para alinharem as estratégias entre as áreas de marketing e TI”, disse Tim Breene, líder do Accenture Interactive. 64% dos executivos de marketing e 48% dos de TI disseram ter tido problemas ou desafios na implementação de soluções de marketing ou projetos de TI para melhorar a eficiência da área.
As áreas de TI e marketing não parecem preparadas para capitalizar os investimentos uma vez que eles tenham sido feitos. Fundos insuficientes (citado por 59% dos executivos de marketing) e falta de entendimento das oportunidades pelos gestores (46% dos executivos de TI) são apontados como problemas primários pelos entrevistados.
Existe uma desconexão entre os executivos de TI e marketing. Enquanto 58% dos profissionais de TI afirmaram estar liderando ou delineando a estratégia digital das companhias, 19% dos profissionais de marketing disseram reconhecer que TI é a responsável por essas decisões. Enquanto isso, 69% dos executivos de marketing declararam serem responsáveis por esse planejamento.
Do lado da tecnologia, 30% disseram que falta tempo e recursos para auxiliar o marketing, 39% têm a ressalva que o marketing toma um atalho e trabalha diretamente com o fornecedor; e 31% disse que a área impede o progresso tomando o controle do processo e isolando a TI da escolha de soluções de marketing, estratégia ou implementação.
FONTE: WEB EXPOFORUM.
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