segunda-feira, 28 de março de 2011

O desafio de juntar marketing e tecnologia

Estudo feito pelo CMO Council e pela Accenture aponta que uma transformação operacional é necessária nas áreas de marketing e tecnologia para adoção de novas ferramentas de marketing digital.
O foco é a atração, manutenção e melhoria da relação com os consumidores, além de crescimento do faturamento. O relatório ainda revela que os executivos das áreas não acreditam que são efetivamente parceiros, já que lutam por atingir objetivos parecidos.
A pesquisa foi realizada com 320 profissionais de marketing e 300 de TI, para entender os desafios, o momento atual de mercado e impressões das expectativas dos clientes, que afeta a sinergia entre as duas áreas.
Poucos dos entrevistados de TI acreditam que suas companhias estão preparadas para explorar novos canais digitais, apesar de compartilharem a convicção que a tecnologia sustenta e modela toda a experiência do consumidor. Apenas 4% dos participantes declararam que suas organizações estão muito bem preparadas para explorar os canais de marketing digital. Oito porcento dos profissionais de marketing e 6% dos de TI disseram acreditar que os dados e a análise de informações são completamente integrados, enquanto aproximadamente 1/3 (29% de marketing; 27% de TI) afirmaram ter dificuldades em unir as capacidades analíticas críticas ou acreditam que elas não estão integradas.
Como os consumidores aumentam a sua demanda para estarem sempre conectados, novas opções de serviços e experiências interativas, 78% dos profissionais de marketing e 68% dos de TI pensam que o marketing digital é importante para suas organizações. No entanto, respectivamente, apenas 35% e 10% disseram que suas companhias estão “profundamente comprometidas e investiram” na área.
“A importância do marketing digital e de integrar os canais online e offline é reconhecida, mas as empresas precisam dar um passo a frente para alinharem as estratégias entre as áreas de marketing e TI”, disse Tim Breene, líder do Accenture Interactive.  64% dos executivos de marketing e 48% dos de TI disseram ter tido problemas ou desafios na implementação de soluções de marketing ou projetos de TI para melhorar a eficiência da área.
As áreas de TI e marketing não parecem preparadas para capitalizar os investimentos uma vez que eles tenham sido feitos. Fundos insuficientes (citado por 59% dos executivos de marketing) e falta de entendimento das oportunidades pelos gestores (46% dos executivos de TI) são apontados como problemas primários pelos entrevistados.
Existe uma desconexão entre os executivos de TI e marketing. Enquanto 58% dos profissionais de TI afirmaram estar liderando ou delineando a estratégia digital das companhias, 19% dos profissionais de marketing disseram reconhecer que TI é a responsável por essas decisões. Enquanto isso, 69% dos executivos de marketing declararam serem responsáveis por esse planejamento.
Do lado da tecnologia, 30% disseram que falta tempo e recursos para auxiliar o marketing, 39% têm a ressalva que o marketing toma um atalho e trabalha diretamente com o fornecedor; e 31% disse que a área impede o progresso tomando o controle do processo e isolando a TI da escolha de soluções de marketing, estratégia ou implementação.
FONTE: WEB EXPOFORUM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.