terça-feira, 29 de março de 2011

Orkut: O guia definitivo


Criada 11 dias antes do seu maior concorrente, a rede social Orkut , criada pelo programador turco Orkut Büyükkökten, começou a fazer sucesso no Brasil no mesmo ano de seu lançamento, em 2004. Na época, apenas em inglês, o site só permitia o ingresso de novas pessoas quando estas mesmas fossem convidadas por seus amigos que já estivessem cadastrados na rede. E foi este sistema, com este caráter de exclusividade e de clube privativo que fez o Orkut ser o que ele é hoje.
Com a popularização acelerada, não foi difícil ouvir os termos usado na rede, em inglês, caindo na boca do povo. Frases como "Me manda um scrap", "Manda por testimonial" ou "Cria um post na comunidade" podiam ser ouvidas em qualquer mesa de bar, mesmo o Orkut tendo disponibilizado sua versão em português pouco mais de um ano depois de sua criação.
Orkut (Foto: Reprodução/ Orkut)
O Orkut revelou-se um espaço social de livre expressão e opinião, o que fez nascer muitas boas ideias e trocas de conhecimento. Por outro lado, a livre expressão também fez surgir comunidades incentivando a pirataria, o bullying, o racismo e a pedofilia. Algumas torcidas organizadas, inclusive, chegavam a marcar brigas em tópicos de suas comunidades. A questão fez com que a justiça brasileira (assim como a de vários outros países) começasse a considerar essas postagens como provas de crimes.
Hoje, ainda mantendo o posto de maior rede social do Brasil, o Orkut se vê obrigado a oferecer novas funcionalidades e mudanças no visual para conseguir deter a migração de seus usuários para o Facebook, rede social que é sucesso em todo o mundo. Para isso, o Google utilizou-se de vários recursos disponibilizados por sua concorrente, como a ferramenta de bate-papo, a integração de aplicativos, a adoção do sistema de murais e, na última mudança, a funcionalidade "Gostou?", muito parecida com o "Curtir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.