quinta-feira, 10 de março de 2011

Redes sociais como ferramenta de marketing

Nos últimos 60 anos o marketing evoluiu para um cenário global, tecnológico, social e ambiental onde as economias, as culturas e os desejos se aproximaram, intensamente, contribuindo para uma sociedade em rede que tece a globalização.
Com este ritmo frenético das transformações e fusões, das tecnologias em rede, do cenário social e ambiental, e da integração acelerada dos diversos meios de comunicação, de todo o avanço tecnológico em si, verificam-se alterações no comportamento dos indivíduos e na forma como as empresas fazem os seus negócios.O marketing digital assume assim importância primordial para as organizações. As empresas têm que se ajustar aos novos tempos, imprimindo mudanças radicais na forma de realizar negócios e administrar relacionamentos.No actual cenário, as palavras-chave são: interactividade, personalização, globalização, integração, aproximação, convergência e democratização da informação. Nesta nova era o consumidor é quem tem a palavra final, é o actor principal. As novas regras indicam que para captar a atenção do consumidor é necessário dar-lhe algo em troca, é necessário recompensá-lo. O produto não é tudo, há que apelar à criatividade, fazendo com que o consumidor se sinta parte integrante do produto. A publicidade não pode ser percebida como um monólogo. Há que redefinir a estratégia de comunicação da empresa, direccioná-la para o online.No seguimento destas novas tendências, faz todo o sentido salientar aqui a utilidade das redes sociais como ferramenta de marketing.O Facebook, que no presente ano teve um acentuado crescimento, vendo o seu n.º de inscrições aumentar substancialmente, pode ser apontado como um exemplo de uma rede social horizontal. Ao nível nacional já conta com a presença de empresas como a PT, Sonae, TMN e Zon Lusomundo. Ao nível internacional podemos salientar empresas como a Coca-Cola e Starbucks.Com um planeamento estratégico prévio, as redes sociais podem ser aproveitadas pelas empresas para divulgação de preços, produtos, serviços, ganhar notoriedade e comunicar com clientes, criando assim comunidades e relações de proximidade diferentes das que conseguem na sua actividade normal e com as campanhas de publicidade. As vantagens do canal são o baixo custo de infra-estrutura, procura segmentada, atendimento personalizado a cada cliente e, principalmente, a interactividade com o público-alvo. Há que aproveitar também o canal de comunicação directo para "escutar" o cliente verificando as suas necessidades e, principalmente, tratando-o como único e não como mais um consumidor. Numa palavra, "customize it", ou seja: fazer com que o cliente ou potencial cliente se sinta parte integrante do serviço ou produto, ou marca; mimar o cliente e ver a sua marca proliferar cada vez mais, pois hoje as pessoas organizam-se com base numa ideia, numa paixão, em algo que lhes satisfaz o sentimento de pertença, onde podem interagir e contribuir, seja em ligação com um líder ou noutros casos apenas entre membros da comunidade. Hoje o Marketing é sobre como criar a confiança entre pessoas em vez de as tentar 'comprar'.Embora as mentalidades estejam a mudar, ainda se nota insegurança por parte das empresas na utilização das redes sociais, na forma como estas poderão ser úteis e sobretudo como deverá ser iniciado um trabalho nesta área; o seu valor ainda não foi percebido, ou apreendido. Isto deve-se à volatilidade da ferramenta. Assim, antes de expor uma marca no Facebook, é importante verificar se há condições de manter o perfil sempre actualizado e com conteúdo atractivo. A regra da web não é simplesmente estar online, mas estar presente nas redes sociais com qualidade. É importante enfatizar que mesmo que a marca não esteja oficialmente na web, ela será comentada, elogiada ou criticada por milhões de internautas-consumidores : monitore tudo, escute o que o consumidor diz nos media sociais, monitore o que está acontecendo e acompanhe as redes sociais. A única regra para o investimento nesta área é a criatividade e a interatividade com o público consumidor. Socializar é ver a marca despontar para o mundo!

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