quarta-feira, 30 de março de 2011

Twitter: O guia definitivo

Resuma as suas ideias em apenas 140 caracteres. Essencialmente é esta a proposta doTwitter, uma das redes sociais mais famosas da Internet. Direto, rápido e preciso, o Twitter é uma das maiores fontes de conteúdo da atualidade, justamente pela sua agilidade e facilidade de uso.
Para você ter uma ideia do tamanho do Twitter, a rede recebe mais de um bilhão de novas postagens por semana e quase meio milhão de novas contas por dia, como falamos aqui. Entre eles, diversas celebridades e famosos postam as suas próprias opiniões e comentários, além de interagir com os usuários, como faz o Luciano Huck, o William Bonner e o Boninho, diretor famoso pelo BBB. Recentemente, inclusive, uma pesquisa do jornal New York Times revelou que o humorista Rafinha Bastos é o "tuiteiro" mais influente do mundo.
Para você ter uma ideia de como funciona esta rede social, é preciso entender que todas as informações postadas no Twitter podem ser vistas por qualquer pessoa, independentemente de o leitor ter ou não um cadastro na rede (com algumas poucas excessões de usuários que protegem suas postagens). Por este motivo, o Twitter é considerado um "microblog".
Como os blogs, os usuários do Twitter precisam publicar conteúdo frequentemente para que se crie algum tipo de interação com os seus leitores - os seus seguidores ("Followers"), e assim como qualquer site, geralmente aqueles que postam informações de maior relevância costumam ter mais seguidores que os outros.
Por outro lado, ao criar uma conta na rede social você pode interagir com as pessoas que você segue ("Following"), seja comentando seus 'tweets' (suas postagens) ou apenas 'retuitando' ("RT" ou "Retweet"), o termo que se usa para quando você reproduz o conteúdo de outra pessoa no seu perfil.
Twitter (Foto: Reprodução)Twitter (Foto: Reprodução)
Atualmente, a velocidade da troca de informações no Twitter é tão grande que por diversas vezes a rede foi mais rápida que os jornais ao noticiar um acontecimento; como aconteceu no último terremoto no Chile; e também no mais recente terremoto, no Japão.
Com a popularização dos smartphones, é comum encontrarmos na rede um grande número de pessoas comentando algum acontecimento, e muitos consideram o Twitter um termômetro de popularidade. Assuntos como a premiação do Oscar e o lançamento do iPad 2 costumam gerar alguns milhões de comentários no dia (para se ter uma ideia, o recorte de tweets por segundo aconteceu quatro segundos após a meia noite do ano novo japonês, com 6,939 tweets). E a tendência é de crescimento.
fONTE; DICAS E TUTORIAIS TECH TUDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.