sexta-feira, 25 de março de 2011

Facebook bane mais de 20 mil usuários por dia com menos de 13 anos de idade

O assessor-chefe de privacidade do Facebook, Mozelle Thompson, apareceu nesta semana em uma comissão do Parlamento australiano de segurança cibernética. Thompson se reuniu com os outros parlamentares para discutir problemas de segurança relacionados com a Internet. Graças ao evento, ficamos sabendo que cerca de 20.000 usuários são excluídos do Facebook todos os dias por terem mentido sobre sua idade.
Facebook: O guia definitivo (Foto: arte)Facebook (Foto: arte)
Thompson disse ao parlamento que há pessoas que mentem., e por isso há pessoas com menos de 13 anos de idade acessando o Facebook. Por isso eles removem cerca de 20.000 crianças por dia do site. Ele também faz questão de ressaltar que o Facebook monitora usuários toda a hora procurando por infratores dessa regra.
A regra é clara, a rede social de Mark Zuckerberg exige que os usuários do Facebook tenham pelo menos 13 anos de idade. Porém não existe uma maneira 100% eficiente e segura de saber se o usuário está mentindo ou não na hora do cadastro.
Um membro do Parlamento australiano sugeriu que o Facebook exigisse dos adolescentes uma permissão dos pais para ingressar no site. A ideia é boa, mas provavelmente iria afetar o crescimento do Facebook e no final das contas não valeria a pena. Pois vários usuários iriam acabar migrando para outra rede social semelhante, no qual iriam mentir da mesma maneira a idade.
Embora tenha admitindo que o mecanismo do Facebook não é perfeito para detectar mentirosos, Thompson disse que o site deve contratar um especialista em cibersegurança para lhe dar com os problemas da Austrália sobre esse assunto. O trabalho dessa pessoa seria basicamente o mesmo que os responsáveis por isso nos Estados Unidos, que é ficar monitorando usuários, inclusive os que tem menos de 13 anos, e bani-los logo em seguida.
Esse tipo de monitoramento em primeiro lugar tem que vir de casa. Pois não adianta que o Facebook saia banindo todas as crianças menores de 13 anos, pois elas vão voltar e criar uma nova conta criando um ciclo vicioso. O que eles deviam fazer era enviar um comunicado aos pais da criança informando o que aconteceu, seria uma maneira mais educativa e eficiente ao invés de ficar banindo vários usuários todo o dia. E pra piorar a situação, ainda existem aqueles pais que incentivam o filho a usar redes sociais como o Facebook.
De qualquer maneira o Facebook vai continuar monitorando infratores dessa e de qualquer outra regra. Enquanto eles monitorarem os usuários toda a hora, deve ser verdade. Pois o número de 20 mil usuários banidos por dia é gritante, e não deve ser atoa.

Fonte; Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.