quinta-feira, 3 de março de 2011

REDES SOCIAIS NA INTERNET



As redes sociais conheceram grande expansão e entram agora numa segunda fase, com tipos de utilização mais próximos dos comportamentos adultos.
Por outras palavras, o social networking já não é território exclusivo de geeks, adolescentes e adultos no engate, tem gente "normal" com rotinas típicas do dia a dia, agora transpostas e adaptadas à Internet, que potencia a comunicação de formas incríveis.


O que são Redes Sociais?
Redes sociais ou agregadores, são plataformas que permitem a um dado utilizador, partilhar conteúdos, páginas, links, ou ficheiros multimédia como vídeo e imagens, e partilhar esses mesmos conteúdos com outros utilizadores ou com o público em geral. Alguns dos seus artigos poderão ganhar muita visibilidade, estando dependente de vários factores, como o número de visitas ou votos.
Os vários tipos de Redes Sociais
Existem dois tipos de Redes Sociais: aquelas que possibilitam a inserção de qualquer tipo de conteúdo, e aqueles que operam em nichos de mercado muito restritos.
Começando pelo hi5 verifica-se que, apesar de continuar a ser de longe a rede social com maior volume de tráfego, a tendência é de diminuição no número de visitas. Desde o final de 2007 que o número de visitas ao site tem vindo a decrescer de forma acentuada.
Pelo contrário o Facebook tem registado um crescimento acentuado e sustentado. Desde a sua implementação que foi crescendo de forma moderada tendo, desde o início de 2009, acelerado o seu crescimento o que só vem demonstrar que a estratégia de expansão da rede social a nível mundial foi muito bem organizada. Ainda está longe do domínio do hi5, mas a manter esta tendência isso será por pouco tempo.
A posição do Myspace no ranking Alexa não deixa antever boas coisas para a rede social. Olhando para o gráfico do Google Trends percebe que o cenário não é famoso: o Myspace não só não vingou como tem vindo a perder tráfego continuamente!
O vencedor para maior crescimento em menor espaço de tempo é claramente o Twitter. O volume de tráfego com origem em Portugal para a plataforma de microblogging era residual até ao final de 2008, mas desde o início do ano tem registado um aumento progressivo fruto da maior mediatização da plataforma.
Badoo e Tagged, confesso que a presença destas duas redes sociais no Top 100 dos sites em Portugal me deixou algo surpreendido. São dois players com muito menos publicidade e divulgação mas que têm apresentado um crescimento interessante nos últimos meses. A ter em atenção.
Surpresa também foi a ausência do LinkedIn dos 100 sites com maior audiência em Portugal. Achei por isso interessante verificar a tendência de tráfego da rede social profissional. Depois de uma fase de crescimento constante, o LinkedIn parece ter estagnado mas mantido um volume de tráfego constante com algumas oscilações rapidamente corrigidas. Não estando a crescer, também não está a diminuir. Tendo em conta a crescente popularidade das redes sociais em termos profissionais acredito que o LinkedIn irá crescer nos próximos tempos.
O que estes dados demonstram – e chamo a atenção que os dados do Google podem não ser totalmente fidedignos – é que o Facebook e Twitter estão em plena fase de expansão em Portugal, muito provavelmente às custas de Myspace e hi5. Enquanto que no caso do Twitter ainda é cedo para afirmar que esse crescimento será para manter, até porque o lançamento do Google Wave e a aquisição do FriendFeed pelo Facebook são duas ameaças sérias; o crescimento do Facebook em Portugal tem seguido a lógica de longo prazo verificado em outros mercados. O que não dá para negar é que tanto Myspace como hi5 estão em perda de forma constante.
Existe muitos e vários tipos de Redes Sociais actualmente, mas existem nichos de mercado que poderão revelar-se particularmente interessantes para quem correr um blog nesse mesmo nicho de mercado.
Como escolher as melhores Redes Sociais?
Há infelizmente quem só veja as redes sociais como uma componente lúdica ou de entretenimento, sem fazer a mínima ideia da componente profissional que lá existe.
Nem todas as redes sociais merecem o seu tempo, especialmente se as estiver a utilizar como recurso de marketing.
Um dos principais factores a ter em conta, é a população. Quanto mais populada for a rede social, mais alvos poderá atingir, e mais sucesso poderá obter.
Tendo em conta a análise das redes sociais, deixo-lhe aqui algumas perguntas que deverá fazer a si próprio, na altura de escolher uma rede social:
- A rede produz comentários suficientes por cada artigo publicado?
- Quantos votos são necessários para atingir a primeira página?
- Qual é a frequência com que nascem novas histórias?
- A data das notícias de primeira página é recente? São as notícias frescas?
- Qual é o número de utilizadores da página?
- A componente da Rede enquadra-se dentro do seu nicho de mercado?
- Concordo com os Termos e Condições do Serviço?
Utilizar uma Rede Social
Participar em Redes Sociais, irá ao longo do tempo trazer-lhe benefícios e uma compreensão instintiva sobre o funcionamento dos sites e quais os melhores conteúdos a aplicar.
Por exemplo, se você é um membro assíduo de uma determinada comunidade, onde já participa há largos meses ou anos, você saberá perfeitamente quais os conteúdos que geram mais votos, que geram mais tráfego ou que geram mais comentários.
Deixo-lhe aqui alguns passos que deverá ter em conta quando se inicia numa rede social:
- Estude bem as notícias – Observe e leia bem o tipo de notícias que está a obter mais votos naquele momento. Se o tema se enquadrar consigo, poderá haver lugar para mais um. Faça experiências, mude títulos, altere a forma como interage, teste.
- Determine os Influenciadores – É importante conhecer e saber quem são as pessoas influentes no meio. Há dois tipos de pessoas influentes nas redes sociais, aquelas que possuem o estatuto de Power Users, porque já escreveram e já fazem parte da comunidade há imenso tempo e como tal são membros influentes, ou então aqueles utilizadores que apresentam um elevado número de amigos ou fãs. Procure-os, seja amigo deles, e exponha-se caso tenha dúvidas. Será muito fácil aprender com estes utilizadores e isso será benéfico para si.
- Crie o seu sistema pessoal – Participar nas redes sociais é extremamente importante. Faça a sua planificação e defina quantas histórias irá submeter por dia, ou quantas outras histórias irá comentar por dia. Isso fará com que você seja parte da comunidade e as pessoas irão identificá-lo e tê-lo em conta.
- Ligue-se a outros utilizadores – Ligar-se a outros utilizadores é a forma mais fácil de fazer amigos e ganhar reputação dentro da rede social. Ainda que estejamos somente a utilizar as rede sociais como elementos de marketing, criar amizades é importante e terá um factor positivo no nosso crescimento dentro da rede e posteriormente no nosso website ou blog.
- A crença e a religião – Faça da sua rede social uma religião. Dê a conhecer aos seus amigos, colegas e aos seus leitores, a rede social em que participa e o tipo de conteúdos que ela oferece. Escreva sobre a sua rede social e coloque botões no seu website para que os seus utilizadores possam visitar também e votar nos seus conteúdos. A ideia é conseguir trazer mais pessoas para a sua rede de influências no website social.
Como conseguir ser Popular?
Esta é provavelmente a questão mais pertinente e complexa das Redes Sociais. Todos procuramos um lugar ao sol ou a popularidade dentro das nossas áreas, então as redes sociais vieram minimizar esses processos. Se as utilizamos como ferramentas de marketing, então é essencial para nós, que o nosso conteúdo apareça na homepage, uma vez que irá gerar uma quantidade de tráfego e novos visitantes, incrível!
Existem três estratégias a ter em conta para conseguir colocar um artigo na homepage.
Poderá tentar ambas as três, ou investir mais forte numa delas.
1 – Faça um Perfil Influente – Apresente-se como um profissional influente, com uma grande carteira de amigos, fãs ou apoiantes na sua rede social.
Isso fará com que as pessoas o vejam como uma pessoa importante e que muita gente gosta de seguir. Para manter essa coerência, é importante que escreva conteúdo efectivamente importante e relevante para comunidade. Isso pode levar-lhe algum do seu tempo, mas com toda a certeza irá apresentar frutos e provavelmente um artigo de primeira página.
Um perfil influente poderá fazer com que as pessoas o olhem como um expert numa determinada matéria, e isso poderá fazer com que outros bloggers e profissionais requisitem os seus serviços enquanto profissional.
2 – Os influentes – Exige algum trabalho, mas conseguir com que membros influentes, escrevam sobre artigos seus, ou submetam os seus conteúdos em redes sociais, fará com que você e o seu conteúdo se tornem igualmente influentes.
A regra é simples: Tenha a certeza absoluta que o seu conteúdo é 100% relevante para a rede social em questão, e para o utilizador influente em particular.
Seja persuasivo e faça com que esse membro influente ache a sua comunicação uma mais valia para ele enquanto membro daquela rede social.
3 – Desenvolva uma rede de votos – Este é um método já muito utilizado mas bastante eficaz. Crie uma rede de amigos, simples, em que cada utilizador vota nas notícias do outro, e vice-versa. Dessa forma 2 votos serão sempre garantidos, o seu, e o dele. Quanto maior a rede de amigos, mais influentes todos se irão tornar.
Há ainda quem faça sistemas não justos, em que pagam a utilizadores aleatoriamente, para que eles votem em determinadas notícias. Isso não recomendo.
Nota: É necessário alguma prudência nesta última dica. Se criar uma rede social demasiado influente e manipuladora, poderá ser descoberto e isso poderá resultar no seu domínio banido da rede social, ou da conta bloqueada. Tenha cuidado.
Recomendação
Enquanto particular e profissional, e também utilizador de redes sociais, recomendo vivamente a construção de um perfil forte, baseado numa estrutura de amigos, fãs e apoiantes, em vês de construir uma rede de votos
Tendo um perfil forte e uma determinada influência na área, será relativamente fácil conseguir algumas consultas ou trabalho dentro da sua área e foco profissional.

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