quinta-feira, 7 de julho de 2011

SURFANDO NA CAUDA LONGA.

O fenômeno dos sucessos instantâneos da web comprovam a grande revolução que vivemos. Uma boa maneira de entender o que se passa é analisar a chamada "teoria da cauda longa" do autor americano Chris Anderson.

Antes, tínhamos pouca oferta de produtos que por sua vez possuíam grande popularidade.
Hoje, múltiplas e infinitas ofertas, que buscam popularidade em segmentos específicos.
Basicamente, é a mudança do mercado de massa para o mercado de nichos.
Abaixo, gráfico que ajuda a compreensão desta nova realidade.

A proliferação de produtos, novas mídias e a tecnologia desempenham papel de propulsores deste movimento; a internet, especialmente, é decisiva.

Na prática: não dependemos mais de meia dúzia de jornais para termos acesso às últimas notícias.
Um artista não depende mais da televisão para se tornar celebridade.
Um músico não depende mais das (meia dúzia de) produtoras e gravadoras para conquistar o público.

Sucessos da web comprovam esta realidade, onde o poder da comunicação está descentralizado e cada vez mais o indivíduo tem força através de suas redes sociais.

FONTE: http://www.midiaeconsumo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.