segunda-feira, 4 de julho de 2011

O SOM AUMENTA A PERCEPÇÃO POSITIVA DA MARCA.

O som gera reconhecimento e podemos desenhar o ambiente sonoro para emocionar nosso público. A comunicação sonora da marca traduz o conceito e adequação ao momento.
A audição é o primeiro sentido desenvolvido. Antes mesmo do aparelho auditivo estar formado, o feto escuta por meio das vibrações sonoras. Com o passar dos séculos, a audição – que era muito desenvolvida -, se atrofiou. O mundo hoje produz uma quantidade excessiva de ruídos e de música inadequada e isso causa danos enormes às pessoas.
Por essa razão, instintivamente, as pessoas acionam um mecanismo de proteção: ignoram certos ruídos. Ainda assim, os sons atuam drasticamente em todo o nosso sistema. Pode-se escolher o que ver, pois o campo de visão é limitado, mas não se pode escolher o que ouvir. O ser humano é definitivamente muito mais vulnerável na audição.
O som é uma linguagem universal, acima de todas as línguas e está presente nas nossas vidas o tempo todo, na sua maioria de forma inconsciente. Quando estamos em uma esquina barulhenta, por exemplo, fazemos de conta que o barulho não existe – enquanto ele, de fato, existe e nos afeta.
Fisicamente, o som altera os batimentos cardíacos, a respiração e as ondas mentais. É como quando ouvimos o som do mar e relaxamos. Os ciclos das ondas do mar têm grande relação com o ciclo da respiração e por isso são muito familiares e reconfortantes. A música altera a estrutura molecular da água. Nosso corpo contém 77% de água. Assim é correto afirmar: a música tem o poder de atuar fisicamente na nossa saúde.
Psicologicamente, a música é capaz de mudar o humor e interferir no estado emocional: provoca tristeza, alegria, irritação. A música pode mudar completamente a qualidade de nossos momentos e da nossa vida.
Nosso poder de processamento auditivo nos permite escutar um som de cada vez. Assim, quando se está num escritório barulhento, o ruído excessivo pode causar danos à saúde e à produtividade das pessoas – esta chega a cair muito, cerca de 66%. Imagine o impacto disso para as empresas?
No comportamento, pesquisas já comprovaram que a música pode ditar as atitudes e o ritmo das pessoas. Em torno de um mesmo estilo reúnem-se multidões em grandes festivais de música da história como Woodstock, Rock in Rio e tantos outros.
O som usado de forma inapropriada não só causa danos às pessoas. No ponto de venda, pode reduzir dramaticamente as vendas – em até 28%, segundo estudos. Quantas vezes você já deixou um estabelecimento por causa de uma música ou um som inadequado?
Cognitivamente, o som tem o poder de gerar reconhecimento – como quando ouvimos a trilha de filmes como Indiana Jones ou Titanic. Quem poderia deixar de associar essa marcante história de amor regada a drama à música que o acompanhou?
O som pode melhorar significativamente o relacionamento com a sua marca
As marcas se comunicam bastante através dos olhos e parecem se esquecer dos ouvidos. Porém, algumas já se associaram ao som. O toque do celular da Nokia, por exemplo, é a música mais tocada no planeta hoje: cerca de 1,5 bilhões de vezes por dia. A logo sonora da Intel é reconhecida mundialmente. E o “plim plim” da Globo faz parte da história da TV brasileira.
É possível desenhar o ambiente sonoro de acordo com o que queremos provocar no nosso público. Esse fato representa uma grande oportunidade de aproximação com o consumidor. É possível utilizar o som em favor de uma marca.
Assim como os pontos cardeais, pode-se dar à comunicação sonora de uma marca quatro direções fundamentais:
·       Faça-a coerente com o conceito da marca e com a comunicação visual.
Dê a mesma importância e direcionamento. Se o som comunicar na direção contrária, isso pode reduzir o impacto positivo em até 86%. É um número importante;
·       Pense o som apropriado para a situação;
·       Dê às pessoas algo de valor, bem feito, e pense na qualidade da experiência;
·       Crie ferramentas de mensuração. O universo do som é complexo e muitas vezes é preciso testar e testar para se obter conclusões mais precisas, para se chegar ao resultado ideal.
Você pode se perguntar: por que eu deveria fazer comunicação sonora? A resposta é: porque você já a faz! Mesmo sem saber exatamente o efeito dela na saúde e no humor do seu consumidor.
Entretanto, sem os devidos cuidados, talvez você se distancie dele, nesse momento…
Com toda essa informação ao seu alcance, você já pode escolher: deixar a sua marca ao sabor de qualquer onda sonora ou colocar seus dois pés no novo milênio e considerar o som como um parceiro fundamental para o sucesso.

Hoje as marcas ocupam uma fatia enorme do som ambiente do mundo e emitem seus sons continuamente. Se cada uma fizer a sua parte, com toda certeza o mundo se tornará um lugar mais leve, harmonioso e saudável para se viver. Este é o meu desejo para o futuro próximo do planeta.
  
FONTE: http://webinsider.uol.com.br/2011/06/11/o-som-aumenta-a-percepcao-positiva-da-marca
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.