sexta-feira, 22 de julho de 2011

O QUE É PRECISO PARA SE TER UM CLIENTE FELIZ?

Alguns especialistas de mercado dizem que é preciso encantar o cliente, estar sempre um passo à frente, surpreendê-lo sempre, ir além das suas expectativas. Essas são algumas das frases preferidas dos consultores e de empresários tidos como bem sucedidos.

Não é de se discordar que isso tudo tem um grande impacto num primeiro momento. Afinal, qual o consumidor que não gostaria de receber sempre algo a mais quando efetua uma compra?

Mas o que me faz abordar esse assunto é o seguinte questionamento: precisa mesmo tanto para se efetuar uma venda de qualidade e conquistar a satisfação do cliente?

Dar algo a mais pode ser legal, mas até quando o vendedor vai conseguir encantar o cliente oferecendo sempre algo a mais? Qual será a expectativa dele na próxima compra? Será que se ele não “ganhar” algo a mais vai ficar satisfeito?

Honestamente, pode ser que não. Entregar aquilo que foi vendido, dentro do prazo estipulado entre as partes, com as especificações corretas, por um preço justo e um pós-venda bem feito resolveria a questão.

O que a maioria dos consumidores quer é justamente isso. Comprar e receber um bem ou serviço dentro do que foi acertado com o vendedor e ter um suporte para casos de dúvidas, reclamações, manutenção à disposição. Nada mais. E é aí que a maioria das empresas falha. Estão tão preocupadas em ser criativas nas vendas, oferecendo viagens, prêmios, etc. que se esquecem de atender ao cliente na hora em que ele mais precisa e se sente mais frágil e inseguro. É nessa hora que a empresa ganha ou perde o seu cliente.

De nada adianta dar uma viagem na hora da compra e deixar que ele fique à deriva na hora que precisa da empresa. E sabe o que é pior? Toda essa má vontade e repulsa que o cliente adquire da empresa em questão é repassada para a marca do produto comprado. Por exemplo: a compra de um carro zero realizada em uma concessionária X. Na hora da manutenção preventiva do veículo a concessionária não dispõe em seus estoques da peça Y, levando o proprietário do carro a ficar mais um dia sem o mesmo. Um serviço executado de forma incorreta, que não resolve determinado problema apontado pela concessionária, leva o carro de volta para a oficina alguns dias depois. Quem duvida que o proprietário do veículo não pense duas vezes na hora de trocar de carro e acabe optando por outra marca? Ou você nunca ouviu algo como “Esse carro é uma droga. Vive dando problemas e nunca tem peça disponível na loja?”.

Sinceramente, ainda não inventaram nada melhor para fidelizar clientes do que o velho e sempre atual bom atendimento, feito por profissionais bem preparados, conhecedores dos produtos/serviços que estão oferecendo, agindo sempre com honestidade, ética e respeito ao consumidor. Nada como um bom pós-venda. Demonstrar ao cliente que ele pode contar com a empresa na hora que for preciso, sempre.

Acredita-se que se uma empresa fizer apenas isso, nos dias de hoje, ela estará encantando, surpreendendo e sempre um passo à frente dos seus concorrentes e, com certeza, vai ter um cliente agradecido e fiel.

FONTE: http://www.ifd.com.br/blog/carreira/o-que-e-preciso-para-se-ter-um-cliente-feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ID-ART

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Fundada em 2006 por profissionais de grande experiência internacional no desenvolvimento de conceitos visuais diferenciados dos existentes no mercado nacional atualmente. Sabemos que diferentes segmentos necessitam de mensagens específicas e exigem ações direcionadas ao seu público alvo que cada vez mais têm necessidades específicas e diferentes.